Pular para o conteúdo

Cacau – Uma história de sucesso

O blog Chiqueiro Chique preparou para você um artigo interessante sobre o Cacau. Vamos contar a história dessa especiaria que tem feito sucesso em receitas maravilhosas pelo mundo inteiro, ganhando destaque o chocolate e seus derivados. 

Considerado como árvore sagrada, o Cacau surge como dádiva dos deuses na Meso-América quando tribos nômades se transformavam em sociedades agrárias e introduziam o cultivo perene da agricultura, quando neste período juntaram-se  deuses agrários a deusa do Cacau.

Os deuses exigiam cerimônias especiais, orações e sacrifícios ao longo do ano e em ocasiões especiais. Assim, a fruta esteve presente em diversos rituais que marcaram fases da vida. O cacaueiro, além de símbolo de vida e fertilidade, tinha seus frutos como um bem cobiçado entre os povos Pré-colombianos.

A origem do Cacau

Planta nativa das florestas tropicais da América, o Cacau era encontrado em estado Silvestre do Peru até o México. O fruto é originário da cabaceira da bacia amazônica de onde se dispersou em duas direções: Ao Nordeste, cruzando os Andes e penetrando pela América Central até o Sul do México, dando origem ao tipo de frutos e sementes grandes, com o interior branco ou violeta pálido; para o Leste, ao longo do Rio Amazonas, dando origem ao denominado  “Amendolado”, Considerado o verdadeiro Cacau brasileiro, com superfície lisa e suas sementes violeta escuro podendo chegar a quase preto.

Dica de Receita:

Agora vamos preparar uma receita deliciosa de chocolate de Cacau, especialmente para você. Confira:

Pavê de chocolate branco com champanhe e frutas vermelhas

Confira como fazer essa receita deliciosa:

Ingredientes para o creme de chocolate branco

  • Creme de chocolate branco com champanhe.
  • 900g de chocolate branco picado.
  • 2 embalagens de creme de leite (400g).
  • ½ xícara (chá) de champanhe ou espumante branco seco.

Ingredientes para a calda de frutas vermelhas

  • 250g de framboesa
  • 200g de amora
  • 100g de mirtilo (blueberry)
  • suco de 1 limão
  • ½ xícara (chá) de açúcar

Ingredientes para a montagem e decoração

  • Uma embalagem e meia de biscoito estilo Maisena (400g)
  • 250ml de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 100g de chocolate branco ralado ou em raspas

Modo de preparo do creme: Coloque o chocolate em um bandeja de vidro, junte o creme de leite. Agora leve ao micro-ondas, na potência média deixe-o por 4 minutos, sendo que quando chegar na metade do tempo retire e mexa, depois retorne e coloque de volta ao forno. Retire do micro-ondas e, com uma espátula, mexa bem até obter um creme liso e homogêneo. Misture o champanhe, cubra com plástico filme e leve à geladeira por 1 hora.

Modo de preparo da calda: Em uma panela coloque a framboesa, a amora, suco de limão e o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 5 minutos, mexendo apenas para misturar. Aumente o fogo, acrescente os mirtilos e deixe por mais 5 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Modo de preparo para a montagem do pavê: Em uma bandeja de vidro retangular grande, faça uma camada de biscoitos, espalhe sobre eles o creme de chocolate, em outra camada de biscoitos, regue com a calda de frutas vermelhas; espalhe outra camada de creme de chocolate, biscoitos, regue mais uma vez com a calda de frutas vermelhas e cubra com o restante do creme de chocolate.

Na tigela da batedeira coloque o creme de leite com o açúcar e bata em velocidade alta até obter ponto de chantili. Espalhe sobre o pavê, polvilhe o chocolate ralado e cubra com plástico filme. Mantenha em geladeira até o momento de servir.

Agora que te contamos um pouco sobre o Cacau, faça essa bela receita e convide seus amigos e tu vai fica bem na fita com a delícia que irá servi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *